terça-feira, 29 de julho de 2014

V MOSTRA SESC DE LITERATURA CONTEMPORÂNEA

No início não havia nada. Daí, alguém disse que seria uma exposição com ilustrações sobre política. A princípio deixei que a própria política me conduzisse e imaginei uma exposição toda em preto e branco. Reflexo do que ela tem sido pra mim e acredito que pra muita gente: algo frio, feio e sem graça. 

Mas no meio do caminho surgiu a ideia de fazer a junção da ilustração com a literatura e a política... melhor ainda, com a literatura de alguns autores que fazem parte desta mostra. 


Então, a partir de fragmentos de oito autores, esta exposição foi se fazendo, passando para o papel um pouco das influências de vários ídolos do cartum. O fato de alguns dos escritores terem feito parte dos anos de chumbo no Brasil, me fez viajar no tempo e ter a sensação de colaborar um pouco na luta contra a ditadura que só vivi no finalzinho. Também voltei no tempo no uso do nanquim e aquarela sobre canson, depois de quase quatro anos só desenhando diretamente no computador.


Enfim, mesmo com décadas de atraso e mesmo sem sofrer a pressão da perseguição, me vi redimido do “pecado” de ter nascido depois da ditadura militar. Se bem que de ditaduras ainda não estamos livres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário